Anuncio

COMO AUMENTAR O DESEMPENHO DO PC PARA JOGOS


1. Desativar Programas

É um fato que o Windows se torna mais lento na medida em que se instalam programas. A atividade em segundo plano que se gera, muitas vezes afeta negativamente a experiência do usuário durante uma partida.
Com TuneUp Program Deactivator este efeito desaparece.
Este ajudante inteligente desativa totalmente os programas enquanto estes não estão sendo usados e os ativa novamente quando são realmente necessários. Desta forma, sem tarefas pesadas em segundo plano, o PC funcionará quase como se fosse novo, e os jogos serão executados mais rápido do que nunca.
TuneUp-Program-Deactivator
Na maioria dos PCs dos testes no laboratório, desativar toda esta atividade teve um efeito visível na melhoria do desempenho.

2. Fazer Overclocking do GPU, com cuidado

Os aumentos da velocidade do relógio do processador e do relógio da memória da placa gráfica podem ter um efeito significativo no desempenho do sistema durante a partida. O usuário deve ter em consideração que o overclocking aumenta a pressão e a temperatura principalmente do hardware, e não somente da CPU ou GPU, portanto, se deve ter muito cuidado ao realizar esta tarefa. Também se deve ter em consideração que o overclocking aumenta consumo de energia, o que pode ter um efeito prejudicial na vida útil da bateria.
overclock
Para fazer overclock da GPU, TuneUp recomenda o uso do GPU Tweak de ASUS. É compatível com uma grande quantidade de chipsets recentes e permite aumentar a velocidade tanto do relógio da GPU como o relógio da memória. Também recomenda testar a utilidade do overclocking de EVGA Precision X para os chipsets móveis, como GeForce GT 650M.
Os testes realizados com Unigine Heaven 4, resultaram em um aumento de 14 a 21 FPS depois do overclocking. No entanto, a melhoria no desempenho foi mais modesta.

3. Fazer um upgrade para SSD

Os discos SSD são infinitamente mais rápidos que os discos rígidos mecânicos. As velocidades de leitura e escritura são fenomenais e o desempenho também é melhor que o do disco rígido clássico. Certamente isto não aumenta a velocidade de quadros (frames) do jogo, mas sem dúvida reduz os tempos de carregamento dos jogos e de seus materiais internos, tais como mapas ou novos níveis. TuneUp testou os discos Samsung 840 de 250 GB e SanDisk Extreme de 480 GB, este último no PC de jogos Alienware X51. A melhoria no desempenho foi impressionante. 

4. Desativar SuperFetch e Prefetch

Tanto SuperFetch quanto Prefetch aceleram o tempo de inicialização do Windows e dos aplicativos instalados. No entanto, para jogos, se detectou um descenso no tempo de carregamento e na atividade em segundo plano quando estas 2 funcionalidades estão ativadas. Por esta razão, TuneUp recomenda a todos os gamers a desativarem estas funcionalidades.
Para realizar este procedimento, deve-se acessar o Painel de Controle, Sistema e Segurança, abrir as ferramentas Administrativas e selecionar “Serviços”. Na lista, procurar “SuperFetch”, clicar duas vezes nesta opção e escolher “Desabilitado”. Logo, deve-se ir ao painel de pesquisa, ou desde o botão iniciar do Windows 7, e escrever “regedit”. Apertar o Enter e navegar até:
“HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\es sion_Manager\Memory_Management\PrefetchParameters”.
Clicar duas vezes em “EnablePrefetcher” e mudar o valor a “0” para desativar a função.

5. Desativar a inicialização automática desnecessária de aplicativos

Anteriormente foi mencionado como TuneUp Program Deactivator pode desativar o carregamento desnecessário de aplicativos em segundo plano e melhorar o desempenho do PC. No entanto, alguns aplicativos com inicialização automática ainda permanecem. A maioria destes são carregados pelo Windows e por alguns aplicativos de outros fabricantes que TuneUp Program Deactivator não detecta. A boa notícia é que TuneUp Startup Manager pode detectar todos os programas que são executados automaticamente e que podem devorar os recursos do sistema na hora de jogar.
Esta ferramenta mostra quais programas podem ser desativados com segurança.
Eis aqui alguns passos simples para que funcione:
1. Uma vez que o TuneUp Utilities 2013 esteja aberto, deve-se ir a “Otimizar sistema”, e selecionar Desativar programas com inicialização automática.
2. Na seguinte aba, encontrará uma lista de todos os programas que se executam em cada inicialização do Windows.
6. TuneUp StartUp Manager é capaz de identificar milhares de elementos comuns e populares de inicialização automática, e informar se estes são desnecessários, como por exemplo o Adobe Reader Quick Launch, ou necessários como Windows Defender.
No painel da esquerda, é possível ver uma descrição da maioria dos programas com inicialização automática, onde dirá exatamente por que cada um está ali e o que faz. Ainda que TuneUp StartUp Manager não fosse capaz de encontrar uma descrição de um elemento, ele dá a opção de pesquisar no Google ou Bing.
TuneUp_Startup_manager

7. Desfragmentar o disco rigido (HD)

À medida que os dados são escritos ou eliminados do disco rígido, os arquivos se fragmentam e se dispersam fisicamente pelo disco. Em consequência disso, existe uma perda significativa de desempenho, principalmente nos aplicativos multimídia, já que o disco rígido primeiro deve recolher todas estas porções com a finalidade de processar o arquivo por completo.
Os aplicativos multimídia e seus arquivos geralmente ocupam vários GBs, portanto, é vital poder ler todos estes arquivos de forma contínua para um desempenho otimizado. É possível desfragmentar o disco utilizando a ferramenta do Windows que está no Painel de Controle, Sistema e Segurança, na seção Ferramentas Administrativas.
No caso de que o PC tenha um Disco SSD, este não deve ser desfragmentado. Ao invés disso, deve-se utilizar o comando TRIM para otimizá-lo.

Postar um comentário

0 Comentários